Docentes

O corpo docente efetivo do curso de Publicidade e Propaganda é formado por oito professores doutores.

 

Prof. Dr. Matheus Pereira Mattos Felizola

Pesquisador com larga experiência nos estudos organizacionais e de inovação, com formação ampla na área de Ciências Sociais Aplicadas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Professor Associado III do curso de Publicidade e Propaganda da UFS. Doutor em Ciências Sociais - UFRN e em Ciência da Propriedade Intelectual - UFS. Pós-doutor em Comunicação e Informação- UFRGS. Professor do Mestrado Profissional em Ciência da Informação - PPGCI da UFS- Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação e membro do Grupo de pesquisa Mídia, Imagem e Cidadania da UFG. Investigador, do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal. Com experiência na gestão de projetos aprovados pelo Capes (PROCAD), CNPQ (Universal e Ciências Sociais), Fapitec e Finep. Experiência na atuação em organizações do segundo e do terceiro setor, tais como: Associações, Cooperativas, Serviço Social Autônomo, Spin-off acadêmicas e Startups. Atuando em movimentos sociais organizados com amplitude internacional. Participação em consultorias, mentorias e bancas julgadoras em eventos de inovação, empreendedorismo e avaliação de investimento para Startups. Focado em buscar soluções sustentáveis e que promovam o aumento da qualidade de vida dos empreendedores brasileiros. Atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: (i) Inovação (ii) Produtividade Empreendedora e qualidade de vida do empreendedor iii) Ecossistemas de Inovação (iv) Terceiro Setor e Sustentabilidade e (v) Produção, Organização e Comunicação da Informação.

lattes: http://lattes.cnpq.br/5611829504195938

email: matheusfelizola@academico.ufs.br

 

Profa. Dra. Raquel Marques Carriço Ferreira

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe UFS, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em Comunicação Social. Publicitária, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), doutora pela Universidade Nova de Lisboa com sanduíche na Universidade de Leeds, Inglaterra (2011), e pós-doutora pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2017). Tem experiência na área de Sociologia Aplicada, trabalhando com os temas das Teorias da Comunicação, Pesquisa Aplicada, Estudos da Audiência e Recepção, Comunicação e Saúde, Ética e Legislação Publicitária, Planejamento e Comunicação Integrada. Seu campo de estudo está circunscrito na dinâmica de interação do indivíduo com os meios de comunicação ou outro contexto social mediado por plataformas comunicacionais, conformando o nexo da produção das mensagens e seu consumo. Dentre diversos artigos e capítulos de livros, publicou dois livros, Telenovelas Brasileiras e Portuguesas: Padrões de Audiência e Consumo, editora EDISE (EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC/SEGRASE Nº 10/2014 - PROGRAMA DE AUXÍLIO AO PESQUISADOR PARA PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS); e Casos do Cotidiano: o discurso da Publicidade em Revista, pela editora UFS (EDITAL 001∕2019 PROGRAMA EDITORIAL DA UFS), ambos resultados de editais de financiamento com conselho editorial. Foi pesquisadora do CIMJ - Centro de Investigação Media e Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade NOVA de Lisboa, é pesquisadora do CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e coordena o RECEPCOM - Grupo de estudos da produção e recepção Midiática UFS∕CNPq.

lattes: http://lattes.cnpq.br/8939015339881885

email: raquelcarrico@academico.ufs.br

 

Profa. Dra. Tatiana Güenaga Aneas

Professora adjunta do Departamento de Comunicação, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Lavint - Laboratório de Análise em Visualidades, Narrativas e Tecnologia. Graduada em Jornalismo (2007), mestre (2011) e doutora (2016) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Póscom, Universidade Federal da Bahia (2016). Pós-doutorado no Instituto de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (2021). Desenvolve pesquisas e leciona disciplinas nas áreas de Comunicação Digital, Comunicação Política em ambiente digital e Comunicação Visual.

lattes: http://lattes.cnpq.br/2923536272208760

email: tatianeas@academico.ufs.br

 

Profa. Dra. Renata Barreto Malta

Professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da UFS (Universidade Federal do Sergipe). Professora Permanente e atual coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora no Grupo de Pesquisa GENI - Gênero e Interseccionalidades na Comunicação. Pós- Doutorado na Facultad de Comunicación, Departamento de Comunicación Audiovisual de la Universidad de Sevilla - España. Pesquisadora bolsista do Programme Directeurs d?Etudes Associés DEA 2019, Fondation Maison des Sciences de l?homme, Paris, França. Doutora em COMUNICAÇÃO SOCIAL pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2013); Doutorado-Sanduíche (PDSE) concluído e realizado em Carleton University, Ottawa, Canadá (2012); Mestre em COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2009); Possui graduação em COMUNICAÇÃO SOCIALcom habilitação em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Gênero e interseccionalidades (classe, raça, etnia, sexualidade, nacionalidade) , Estudos Culturais, e Comunicação Social, Representação social.na mídia.

lattes: http://lattes.cnpq.br/1997474001152725

email: renatamalta@academico.br

 

Prof. Dr. Mario Cesar Pereira Oliveira

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (2005) e em Radialismo pela UFS - Universidade Federal de Sergipe (2006). Mestre em Antropologia (2012) e Doutor em Sociologia pela UFS (2018). Professor do Departamento de Comunicação Social da UFS. Docente permamente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe.

lattes: http://lattes.cnpq.br/8873916260651552

email: mariocesar@academico.ufs.br

 

Profa. Dra. Patrícia Horta Alves

Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe desde outubro de 2017. Exerceu a função de Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco de 2011 até 2017. Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2007). Em 2006, com a supervisão geral do Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, assumiu a função de Administradora de Entidade dos Programas de Educação a Distância do Núcleo de Comunicação e Educação - NCE/USP no ambiente eProInfo (SEED/MEC), e também como Coordenadora Geral de Tutoria do Programa de Formação Continuada: Mídias na Educação no estado de São Paulo. Tutora em Ensino a Distância do Curso: Mídias na Educação, desenvolvido no âmbito da SEED/MEC, sob a coordenação do NCE/USP; e também como Coordenadora Geral de Tutoria do Programa Mídias na Educação pela SEED/MEC do estado de São Paulo, no ano de 2005. Desde 1997 exerce a função de Professora Colaboradora do Núcleo de Comunicação e Educação, NCE/USP. Tem experiência profissional e docente nos campos teóricos da Educomunicação, Educação, Comunicação e Sociologia. Na área de Ensino Superior atuou, com ênfase em disciplinas que visam às práticas pedagógicas e sociais oriundas das mídias e suas linguagens, sob o fundamento teórico da Educomunicação.

lattes: http://lattes.cnpq.br/4970224737486083

email: pathorta@academico.ufs.br

 

Profa. Dra. Valéria Maria Sampaio Vilas Boas Araújo

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma Universidade. Doutora e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia com estágio doutoral na modalidade Doutorado Sanduíche pela Université Lumiere Lyon 2 com bolsa Capes. É pesquisadora do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (Lavints/UFS) e do Centro de Pesquisa Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC/UFBA). Graduada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na Universidade Federal da Bahia, atua principalmente nos seguintes temas: estudos culturais, telejornalismo, televisão, narrativas audiovisuais, serialidade, subjetividade, modo de endereçamento, gênero televisivo, jornalismo, história do jornalismo e da televisão brasileiros.

lattes: http://lattes.cnpq.br/9201685938383434

email: valeriavilasboas@academico.ufs.br

 

Prof. Dr. Claudomilson Fernandes Braga

Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás (1996), Mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). Doutorado em Psicologia pela Pontificia Universidade Catolica de Goias (2011). Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro / Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Atualmente é professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro. Professor Convidado da Universidade do Minho - UMinho Portugal. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS. e professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe. Atua principalmente nas áreas de Representações Sociais, com ênfase em Processos Grupais, Comunicação e Identidade nomeadamente nos seguintes temas: Comportamento Organizacional, Marketing, Pesquisa de Opinião e Mercado e estudos de preconceito. Orcid - https://orcid.org/0000-0002-9133-6014

lattes: http://lattes.cnpq.br/1812629763554762

email: cfbraga@academico.ufs.br