Sobre o curso

O Curso de Comunicação Social foi criado por meio do Processo nº 6657/92-46, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE) da Universidade Federal de Sergipe no ano de 1992, inicialmente com as habilitações em Jornalismo e em Radialismo e Televisão. Alocados inicialmente no Departamento de Letras, em 2002 os cursos de Comunicação da UFS passam a integrar um departamento de ensino próprio, o Departamento de Artes e Comunicação (DAC), vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas. Em 2008, o DAC transformou-se em Departamento de Comunicação Social (DCOS). Com a saída do curso de Artes Visuais para um núcleo acadêmico próprio, o DCOS torna-se um departamento concentrado na área da Comunicação (UFS, 2023).

No mesmo ano, foi criado o curso de graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Resolução no 30/2008/CONSU, que referendou a Resolução no 70/2008/CONEPE, que por sua vez aprovou a primeira versão do Projeto Político Pedagógico do Curso. O documento foi elaborado pelos docentes do Departamento de Comunicação Social, que, naquele momento, era responsável pelos cursos de Comunicação Social - Jornalismo e Radialismo e Televisão. A primeira turma do curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda ingressou na Universidade em 2009, com cinquenta alunos. O curso foi reconhecido através da portaria do Ministério da Educação n° 605 de 19 de novembro de 2013, renovada pela portaria n° 128 de 07 de julho de 2020. 

Em 2010, a Resolução no 154/2010/CONEPE alterou disciplinas da estrutura curricular do curso. Em 2012, foi feita uma nova alteração na matriz curricular, com a inclusão da disciplina de Mídia e incremento da carga horária do curso, através da Resolução no 05/2012/CONEPE. 

Em 2017, o Projeto Pedagógico do Curso foi reformulado, com alterações significativas nos seus objetivos e estrutura curricular. Aprovado pela Resolução no 17/2017/CONEPE, o documento deu origem ao curso de bacharelado em Publicidade e Propaganda, que deixou de ser uma habilitação, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso aprovadas pelo Parecer CNE/CES 146/2020. A Resolução no 24/2017/CONSU referenda o projeto, criando efetivamente o curso, e autoriza a extinção gradativa da antiga habilitação. Em 2018, nova atualização na matriz curricular foi aprovada pela Resolução no 39/2018/CONEPE.

As alterações feitas no projeto original refletem mais do que atualizações de um instrumento legal com fins de enquadramento às diretrizes do Ministério da Educação e da Universidade. Trata-se de um movimento necessário a um curso que procura acompanhar as transformações sociais, culturais e tecnológicas que conformam o campo da Comunicação e o mundo do trabalho no qual o publicitário atua. Ao longo dos anos, o curso se consolidou como referência regional e tem formado profissionais com destacada atuação nos setores público e privado, em organizações do terceiro setor, assim como no campo acadêmico. 

O corpo docente do curso é composto por nove professores doutores efetivos em regime de trabalho de dedicação exclusiva e duas professoras substitutas, a maioria com atuação em pesquisa e pós-graduação. Entre outros diferenciais do curso, destacam-se os Projetos Interdisciplinares. A cada semestre, desde o primeiro até o sexto período do curso, os estudantes desenvolvem projetos teórico-práticos que envolvem todas as disciplinas e professores daquele período, convocando diferentes conhecimentos e implementando diversas práticas concernentes ao fazer comunicacional/publicitário.

O curso também acolhe projetos permanentes de caráter extensionista como a Agência Oficina, agência experimental de publicidade e propaganda que atende demandas da Universidade e externas; o Café com Case, principal evento da área no estado de Sergipe; e a Liga Acadêmica de Representação e Participação Políticas, dentre outros. 

Curso de Publicidade e Propaganda do Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe 

Titulação conferida aos egressos: Bacharel em Publicidade e Propaganda 

Modalidade: Presencial

Periodicidade de Oferta: Anual

Tempo mínimo e máxima de integralização do curso:  8 a 12 semestres letivos

Número de vagas oferecidas: 50 vagas

Turno de funcionamento: Vespertino

Última atualização do Projeto Político Pedagógico do Curso: 2017

Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda: Profa. Dra. Tatiana Güenaga Aneas

Localização: Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos. Avenida Marechal Rondon, SN. CEP: 49100-000. Bairro Rosa Elze. São Cristóvão Sergipe. 

Telefone para contato: +55 (79) 3194-6919 ou 3194-6921 (Secretaria do Departamento de Comunicação Social - DCOS)

E-mail da secretraria do DCOS: dcos@academico.ufs.br

E-mail do curso: colegiadopp@academico.ufs.br 

Grupo de avisos da coordenação: https://chat.whatsapp.com/IHUKB96pt6l96FF4IVMOWz

Horário de funcionamento da Secretaria do DCOS: das 07h00 às 19h00. De segunda a sexta-feira, exceto em feriados e pontos facultativos.